No universo fitness as academias sempre foram um serviço de grande destaque. A procura por esses espaços continua em alta, mas para se destacar entre os concorrentes e fidelizar uma clientela cada vez mais exigente, as academias estão precisando se reinventar, não apenas em suas propostas, mas também na maneira como conversam com seu público alvo. É aí que o marketing para academias pode ser um grande aliado na captação de novos alunos e também na fidelização, uma das prioridades mais importantes de qualquer academia.
Para você que quer ver o seu negócio se destacando no mercado e oferecer um serviço diferenciado para seus alunos, separamos 6 dicas de marketing práticas que vão fazer toda a diferença nessa missão!
6 dicas de marketing para academias
#1 Faça parcerias estratégicas com outras empresas e profissionais do mercado
Colaborações são a tendência do momento no mundo do marketing. E sim, a sua academia pode aproveitar essa estratégia! Imagine que seus potenciais clientes também estão procurando por nutricionistas, esteticistas, personal trainers, lojas de suplementos e por aí vai. Ao buscar por essas parcerias estratégicas você consegue um alcance maior para a sua academia. Para que essa ação funcione bem, procure empresas e profissionais que estejam alinhados com o seu objetivo, defina as vantagens para ambos os lados e não esqueça de usar as redes sociais para divulgar essas parcerias.
Veja um exemplo interessante entre a Go Cycle, studio de bike indoor em Curitiba, e a Onodera, clínica estética também em Curitiba:

#2 Ofereça aula experimental
Essa pode ser a porta de entrada para que seu potencial aluno volte para a sua academia. É uma estratégia comum entre as academias, mas você pode tornar a experiência mais marcante, para aumentar as chances de retorno e fidelização. Apresente bem o espaço e fale sobre as aulas e os profissionais. Se não for viável oferecer aulas gratuitas, procure oferecer um valor promocional.
#3 Pense em recompensas para quem leva outros alunos
O famoso boca a boca é uma poderosa estratégia de marketing para academias. Nada como uma indicação amiga como incentivo para começar a frequentar um lugar novo, não é mesmo? Por isso, avalie como inventar esse tipo de indicação e ofereça recompensas quando isso acontecer. Pode ser desde um brinde da marca da academia até um desconto no próximo mês. Veja as possibilidades e divulgue essa oportunidade para seus alunos.
Veja como inspiração essa campanha da Velocity de agosto de 2021:

#4 Explore o potencial das redes sociais, principalmente com vídeos
Se a sua academia ainda não está nas redes sociais, é hora de colocar isso em prática. Só que mais do que criar uma conta, é importante criar conteúdos informativos e educativos que possam engajar com a sua audiência. Aqui a criatividade ganha pontos extras! Os vídeos, como no formato Reels do Instagram ou no TikTok, estão super em alta. Avalie isso durante o seu planejamento de conteúdo.
Bora de mais exemplos? Clique aqui e veja como a Rise Bootcamp divulgou uma aula especial da programação.
#5 Cadastre a academia no Google Meu Negócio
Uma dica de marketing para academias que você não pode ignorar! Muitas pessoas procuram academias que sejam próximas de casa ou do trabalho. Quando essa busca é feita online, o Google já sugere algumas opções com base na localização. Para isso, não esqueça de cadastrar a sua academia no Google Meu Negócio. Nessa plataforma de cadastro gratuito você pode fazer a sua academia aparecer nos resultados de busca e também no Google Maps para pesquisas locais. Você deve preencher algumas informações, como:
- endereço e localização no mapa;
- horário de funcionamento;
- telefone;
- site;
- breve descrição sobre a academia;
- fotos do espaço.
#6 Organize eventos e também participe de eventos do universo fitness
Essa é uma maneira inteligente de atrair atenção para a sua empresa e ainda proporcionar uma experiência diferente para alunos e potenciais clientes. Você consegue promover a sua academia, fortalece o relacionamento com os alunos e parceiros e ainda tem a chance de atrair novos alunos. Não faltam ideias de eventos que você pode organizar:
- corridas de rua
- aulas ao ar livre
- competições
- palestras
- confraternizações em datas especiais
- degustação e apresentação de outros serviços
Além de organizar os próprios eventos, considere participar de outros que possam ampliar ainda mais o alcance da sua marca. Participar de feiras e eventos que promovem o empreendedorismo fitness também é uma boa estratégia de marketing para as academias, já que é uma oportunidade não só para que novas pessoas conheçam a sua academia, mas de se posicionar no mercado e também de fechar parcerias com outras empresas e profissionais.
A sua academia na Brasil Expofit 2022
Vem aí a Brasil Expofit 2022, o maior evento de fitness, saúde e bem-estar do sul do Brasil! Somos uma feira fitness que promove interação e conexão entre pessoas e marcas que buscam por mais qualidade de vida.
Para isso, reunimos produtos, serviços, entretenimento, informação, conhecimento e conscientização em um único lugar: nos dias 12 e 13 de fevereiro de 2022 estaremos no Centro de Eventos Positivo (Parque Barigui em Curitiba/PR) para provar que ser saudável é possível e mais fácil do que se imagina.
Para saber mais sobre a feira e as edições anteriores, visite nosso site e acompanhe todas as novidades em nosso Instagram. E se você quer ser nosso parceiro e participar como expositor ou patrocinador, envie uma mensagem para nossa equipe no WhatsApp!